Em meio a uma crescente busca por desempenho na área da construção civil, os aditivos químicos têm atuado como protagonistas quando o assunto é performance de materiais.
Eles representam um papel crucial na chamada “revolução do setor”, já que têm a capacidade de conferir propriedades específicas à insumos indispensáveis às obras. Eles otimizam não só o rendimento, como a eficácia de elementos como concretos e argamassas.
Nessa narrativa de inovação, empresas especializadas, como a Cimental Fermaflex, executam um papel crucial no mercado ao oferecer soluções personalizadas para desafios contemporâneos da construção, acompanhados de um grande compromisso com a sustentabilidade.
Aditivos químicos: a revolução na construção
O desenvolvimento de aditivos químicos está intimamente ligado ao avanço da pesquisa e da tecnologia na indústria da construção. Essa evolução permitiu não só a sofisticação dos aditivos incorporados aos materiais, bem como a resolução de problemas que não eram sanados pelos materiais in natura — a exemplo da resistência à água, do controle do tempo de pega e da melhoria da aderência.
Os principais aditivos químicos são:
Superplastificantes
Essenciais para projetos que demandam argamassas mais fluidos, os superplastificantes proporcionam maior trabalhabilidade, sem comprometer a resistência, economizando água e recursos. Na Cimental Fermaflex, há três tipos de aditivos plastificantes: o Peramin Conpac 149 S, o Peramin Conpac 300 e o Peramin Smf 10. Saiba mais sobre eles clicando aqui.
Agentes aceleradores
O tempo é um recurso valioso na construção. Então, os aditivos químicos aceleradores de pega garantem um endurecimento mais rápido da argamassa, acelerando cronogramas e proporcionando maior eficiência em obras de curto prazo. Alguns aceleradores conhecidos do mercado são o Alumina Ativa, Alumina Ativa 100, Carbonato de Lítio e Formiato de Cálcio.
Aditivos Hidrofugantes
Proteger estruturas contra a invasão de água é fundamental — e, por isso, os aditivos hidrofugantes foram pensados para oferecer uma barreira eficaz e resistente à penetração de água. Utilizados especialmente em concretos e argamassas, eles prolongam a vida útil das construções, podendo ser penetrante ou de superfície.
Na Cimental Fermaflex, há agentes hidrofugantes de base orgânica, como o Estereato de Cálcio, Estereato de Zinco, Oleato de Sódio 329 e o Oleato de Sódio 330, e agente hidrofugante a base de Silano, como o Silicone GP SHP 50.
Agentes retardadores
Por fim, em projetos que demandam ajustes finos, os retardadores de pega proporcionam mais tempo de manuseio aos materiais. Entre as opções da Cimental Fermaflex, que mantêm a qualidade da argamassa sem comprometer a precisão, estão o Ácido Cítrico, o Citrato de Sódio e o Gluconato de Sódio, que retardam a secagem de materiais cimentícios de secagem rápida e materiais à base de gesso.
Com uma abordagem centrada na inovação sustentável, a Cimental Fermaflex oferece soluções eficazes, de alta qualidade e sustentáveis. Portanto, Quer saber mais sobre os produtos da Cimental Fermaflex? Acesse: https://www.cimental.com.br/produto/