Conheça a importância do aditivo anti retração na construção civil

A retração é um fenômeno natural intrínseco a variados materiais e situações, como uma resposta natural a alterações ambientais e térmicas.

Desempenhando um papel crucial na formação de estruturas e na moldagem de diferentes substâncias, a retração é o resultado de processos naturais — como a exposição a ambientes de baixa umidade ou alterações significativas de pressão — e artificiais — como o resfriamento de materiais após a submissão a grandes temperaturas.

Na construção civil, o fenômeno é comumente observado durante o manuseio de materiais como o concreto e argamassa — em especial, após a secagem e endurecimento dessas substâncias.

Nesses casos, a retração acontece, principalmente, pela perda de água adicionada inicialmente na mistura, podendo se manifestar de diferentes formas. A mais comum é a retração volumétrica, ou seja, a diminuição do volume do material utilizado, que altera o formato final estipulado pelo profissional durante o manuseio da massa.

Aditivos anti retração: a solução

Para prevenir a retração do concreto ou da argamassa — e, consequentemente, evitar a exposição da estrutura a um possível comprometimento —, uma solução eficaz é a inclusão de aditivos anti retração na mistura.

Eles atuam reduzindo a retração do concreto, e sua ação está associada a diversos mecanismos, dependendo da formulação específica do aditivo. Eles são:

·         Redução da tensão superficial, reduzindo os vazios enquanto ocorre a secagem;

·         Dispersão das partículas, evitando concentrações locais de sólidos na massa e reduzindo a retração desigual;

·         Controle da hidratação do cimento, contendo a liberação de calor durante a reação de hidratação;

·         Inibição de fissuração, seja através da promoção de maior aderência entre as partículas ou pela redução da retração específica do material; e

·         Melhoria da elasticidade, já que alguns aditivos conferem maior elasticidade ao material endurecido, permitindo uma certa deformação, sem o surgimento de fissuras — uma estratégia útil para casos em que o concreto ou a argamassa estão sujeitos a movimentações estruturais.

Entre os benefícios proporcionados pela adição desses produtos químicos, estão a redução da probabilidade de formação de fissuras e rachaduras, o prolongamento da vida útil do concreto e a ampliação da resistência das substâncias.

Um produto comumente utilizado para esses fins é o Peramim SRA 10, um aditivo anti retração em pó e à base de polióis — compostos orgânicos hidrofóbicos, ou seja, que repelem a água.

Ao entrar em contato com a massa, o Peramim SRA 10 reduz a tensão superficial da massa, o que contribui para o adensamento e estabilidade das partículas, reduzindo assim a variação dimensional do material. Seu uso é recomendado para aplicações mais exigentes como, autonivelantes para pisos, regularizadores de superfície, rejuntes e argamassas técnicas. A dosagem recomendada varia de 1 a 5% sobre o peso do cimento.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato conosco: https://www.cimental.com.br/contatos/

× Fale com a nossa equipe de vendas