Por que utilizar aditivos plastificantes na argamassa?

A argamassa, um componente crucial na construção civil, desempenha um papel fundamental em uma ampla variedade de aplicações, que incluem desde o assentamento de tijolos até o revestimento de paredes e pisos. Para aprimorar suas propriedades e otimizar seu desempenho, é comum a incorporação de aditivos químicos adaptados às necessidades específicas de cada aplicação.

Dentre os vários tipos de aditivos, criados para desempenhar funções específicas — como os impermeabilizantes, que aumentam a resistência da argamassa à água, ou os aceleradores de pega, que promovem o endurecimento mais rápido da argamassa —, estão os aditivos plastificantes, conhecidos por alterar a viscosidade da argamassa.

Como os aditivos plastificantes atuam na argamassa?

Os aditivos plastificantes são substâncias químicas adicionadas à argamassa para reduzir sua viscosidade, ou seja, a resistência de um fluido a fluir. Para aumentar a facilidade de espalhar, modelar e nivelar esse material, esses aditivos separam as moléculas de cimento e outros constituintes uns dos outros, reduzindo a força de atração entre as partículas.

A combinação entre argamassa e os chamados agentes redutores de água, os aditivos plastificantes, cria uma substância mais fluida, que necessita de uma quantidade menor de água na mistura. Isso é fundamental para a construção, uma vez que o excesso de água enfraquece a estrutura da argamassa e pode levar a problemas como retração e fissuração. Além disso, a redução na quantidade de água necessária ainda contribui para que a argamassa seque mais rapidamente, acelerando o processo de construção, e não sofra a exsudação (termo usado para designar o fenômeno migratório da água existente na composição para a superfície deste material).

Reduzindo a fissuração, os aditivos também aumentam a resistência à compressão e a aderência do material nas superfícies, tornando a argamassa mais durável a longo prazo. Isso é particularmente importante em aplicações de construção sujeitas a cargas pesadas e condições ambientais adversas, como pisos industriais e estruturas de concreto.

Geralmente, os aditivos plastificantes são comercializados em forma de pó ou líquido concentrado e costumam ser adicionados na proporção de 1 a 2% do volume da argamassa — valor que muda de acordo com a aplicação específica.

Tipos de aditivos plastificantes

Na Cimental Fermaflex, há três tipos de aditivos plastificantes: o Peramin Conpac 149 S, o Peramin Conpac 300 e o Peramin Smf 10.

O Peramin Conpac 149 S é um plastificante líquido à base de policarboxilato, indicado para uma variedade de aplicações de argamassa, incluindo assentamento de tijolos e blocos, revestimento de paredes e pisos e impermeabilização. Além de possuir um alto poder de fluidez, ajuda a reduzir a exsudação e melhorar a resistência da argamassa.

O Peramin Conpac 300, por sua vez, apesar de também ser um plastificante líquido à base de policarboxilato, é indicado para aplicações de alta performance, como revestimento de fachadas e pisos expostos a condições agressivas. Compartilha do alto poder de fluidez, com o diferencial da impermeabilização, tornando a argamassa ideal para a exposição à água.

Já o Peramin Smf 10 é um plastificante líquido à base de ftalato, comumente utilizado em aplicações de assentamento de tijolos e blocos, onde é necessário um acabamento fino. Também tem alto poder de fluidez, reduz a exsudação e melhora a trabalhabilidade da argamassa.

Veja a comparação abaixo:

CaracterísticaPERAMIN CONPAC 149 SPERAMIN CONPAC 300PERAMIN SMF 10
BasePolicarboxilatoPolicarboxilatoFtalato
IndicaçãoGeralAlta performanceAcabamento fino
Poder de fluidezAltoAltoAlto
Redução de exsudaçãoSimSimSim
Melhoria da resistênciaSimSimSim
Acabamento finoNãoNãoSim

Aplicações de aditivos plastificantes na construção civil

Vale ressaltar que a incorporação de aditivos sempre dependerá da necessidade de maleabilidade da argamassa na aplicação. Os casos em que a adição de produtos plastificantes são:

Assentamento de tijolos

No assentamento de tijolos, o uso de aditivos plastificantes torna a argamassa mais fácil de aplicar e ajustar para garantir um alinhamento preciso.

Revestimento de paredes e pisos

Para revestir paredes e pisos, a argamassa deve ser mais maleável, de forma que proporcione boa aderência, superfície uniforme e sem a necessidade de retoques.

Pisos de concreto

O uso de aditivos plastificantes em pisos de concreto facilita a mistura e a aplicação da argamassa, tornando-a mais fácil de nivelar e proporcionando uma superfície mais resistente.

Em casos em que a argamassa está exposta a ambientes corrosivos (em especial, sujeitos a altas concentrações de produtos químicos) e com requisitos de resistência à abrasão, podem ser preferíveis aditivos específicos para melhorar essa característica, em vez de aditivos plastificantes.

× Fale com a nossa equipe de vendas