Encontrar a solução ideal para superar os desafios do dia a dia na construção é um dos objetivos da indústria química. Os aditivos são exemplos de como esta ajuda coopera para o desenvolvimento do setor. Neste sentido, os plastificantes atendem diversas necessidades deste mercado.
O que esperar do mercado
A previsão para o mercado de superplastificantes é otimista para os próximos anos. É o que sinaliza consultorias, como a Mordor Intelligence e a Business Research Insights, que destacam um crescimento para os aditivos movimentado pela recuperação do dinamismo no setor de construção.
De acordo com a Business Research Insights, espera-se que o tamanho global do mercado de superplastificantes do tipo policarboxilato atinja US$ 11,482 milhões até 2031. Para a Mordor Intelligence, a previsão é de um CAGR de mais de 6% até 2029.
Dentro deste cenário positivo do mercado de plastificantes, contar com soluções confiáveis e que entregam qualidade e segurança é essencial para o crescimento maduro do setor.
O que são aditivos plastificantes?
À base de éteres de policarboxilatos (PCE), são aditivos que proporcionam alta fluidez e redução na demanda de água, mesmo em baixas dosagens.
O uso de aditivos plastificantes é recomendado para argamassas que exigem maior fluidez, como pisos autonivelantes, grautes, argamassas impermeabilizantes, monocomponentes, entre outros.
Teste com Peramin Conpac
- Imagem 01: observamos, quando comparado com as outras imagens, que a utilização do plastificante proporcionou a maleabilidade necessária para o melhor desempenho da argamassa com a redução da incorporação de água no produto.
- Imagem 02: com 9% de água, porém, sem a incorporação do aditivo, vemos que não alcançou a maleabilidade necessária para ser trabalhado.
- Imagem 03: mesmo aumentando a incorporação de água, não conseguimos atingir a mesma maleabilidade vista na primeira imagem, demonstrando a melhora que o aditivo traz para o produto.
O teste avaliou a influência na fluidez do microconcreto (graute) com e sem adição de plastificantes. Logo, observa-se a diferença dos sistemas com a mesma quantidade de água.
Além disso, o teste considerou a diferença dos sistemas com ajuste de água. Desta forma, é perceptível que a utilização de aditivos plastificantes e superplastificantes causa um grande impacto nas características da argamassa.
Afinal, o uso de plastificantes vai oferecer uma melhora na trabalhabilidade e nas propriedades de fluidez da mistura. As vantagens finais da utilização do aditivo são visíveis, como estruturas duráveis, fortes e esteticamente agradáveis, pois oferece um melhor acabamento. O fator sustentável também ganha importância, ao diminuir a necessidade de água para alcançar os resultados ideais da argamassa.
Conheça as soluções de plastificantes e superplastificantes da Cimental Fermaflex: https://www.cimental.com.br/produto/.