Quais as principais diferenças entre os tipos de álcool polivinílico para a formulação de adesivos?

Uma solução da indústria química que pode ser aplicada em diversos mercados é sempre bem-vinda. Nesse sentido, o álcool polivinílico é um ótimo exemplo de solução aplicável em muitos setores industriais. Pode ser segmentado, além de adesivos, em embalagens de alimentos, fabricação de papel, construção, eletrônicos, fabricação têxtil e outros usuários finais.

O que é o álcool polivinílico?

O álcool polivinílico (PVOH) é um polímero solúvel em água, obtido pela alcoólise de acetato de polivinila (PVA). O PVA é produzido a partir do acetato de vinila, um composto orgânico, líquido, incolor e de odor pungente. Por fim, ele é totalmente degradável e se dissolve rapidamente.

A princípio, o PVOH é um excelente emulsionante, formador de filme, que tem excelentes propriedades adesivas e modificadores de viscosidade. Além disso, é um produto resistente a óleos, gorduras e solventes.

Enfim, as propriedades físicas e químicas tornam o PVOH muito versátil. Já que também possui solubilidade em água, alta resistência à tração e à elasticidade, além de resistência a solventes orgânicos e poder dispersante.

Onde está a diferença em cada álcool polivinílico?

Para diferenciar os tipos de álcool polivinílico, é preciso verificar o grau de hidrólise e de peso molecular. Desse modo, as soluções preparadas com PvOH apresentam diferentes propriedades físicas e químicas. 

Neste sentido, o mercado pode segmentar pelo seu grau de hidrólise: totalmente hidrolisado, médio hidrolisado, parcialmente hidrolisado e pouco hidrolisado. Por exemplo, para a formação de adesivos de emulsão, geralmente pode-se utilizar um tipo de PvOH parcialmente hidrolisado. O que vai proporcionar boa coesão e adesão a fibras, cargas e pigmentos. Além disso, afeta a reologia e a extensão do tempo em aberto da solução, que é importante em operações, como a colagem manual ou mecanizada de madeira e papel.

Por outro lado, os PvOH totalmente hidrolisados geralmente são a melhor escolha para a produção de adesivos de ligações resistentes à água fria. São exemplos de como o grau de hidrólise e de viscosidade interferem na aplicação do álcool polivinílico nos adesivos.

Conheça as aplicações gerais do PvOH

Saiba mais sobre as soluções da Cimental Fermaflex! Acesse aqui.

× Fale com a nossa equipe de vendas