Quando se pensa em cor para a construção civil, logo se imagina o predominante cinza. Porém, cada vez mais outras cores levam vida para obras e construções. O grande responsável deste feito são os pigmentos. Eles podem ser aplicados em diversas situações com concretos, como pisos, blocos, telhas, paredes, colunas, entre outros. E os pigmentos inorgânicos são os ideais para esta função.
O que são pigmentos inorgânicos?
Os pigmentos são partículas moídas que conferem, cor, brilho, opacidade e que, dependendo de sua origem, afetam algumas propriedades do produto em que são dispensadas. E podem ser divididos em orgânicos e inorgânicos.
Como destaque temos os pigmentos inorgânicos, que são geralmente óxidos metálicos ou produtos químicos sintéticos. Um exemplo, são os sintetizados a base de óxido de ferro, cobalto e cromo, escolhidos conforme a cor que se pretende obter. Ocasionalmente, devido a sua composição eles são mais opacos e um pouco mais insolúveis.
Além disso, esses pigmentos são compatíveis e resistentes com a alcalinidade do cimento e de fácil dispersão. O que o torna uma excelente opção para o mercado de construção civil.
As vantagens para a construção civil
Para a construção civil, não basta apenas levar uma variedade de cores para o projeto, é preciso atender as necessidades e demandas do mercado. A qualidade final e a durabilidade são importantes no segmento. Neste sentido, os pigmentos inorgânicos são recomendados para áreas internas e externas, porque apresentam excelente durabilidade e altas resistências à degradação por UV e às intempéries.
Principalmente, quando se trata de áreas externas, que geralmente ficam expostas ao UV e às intempéries, os inorgânicos se destacam, seja em um piso de concreto, na parede colorida ou em telhas. Mesmo com uma cor mais opaca, quando comparada aos pigmentos orgânicos, eles conseguem manter a cor por um longo período de tempo sem se degradar.
Características gerais dos pigmentos inorgânicos
Por fim, os pigmentos inorgânicos trazem ótimos atributos que destacam seu uso na construção civil e em outros mercados.
Duração: para produtos de longa duração, os pigmentos inorgânicos tendem a manter melhor a sua cor na presença de luz e calor.
Dispersão: esses pigmentos são mais fáceis de dispersar. Dessa forma, facilitam a utilização em produção em larga escala e servem para uma ampla variedade de aplicações.
Tamanho: por ter partículas maiores, os pigmentos inorgânicos dispersam a luz de forma mais eficaz, impedindo-a de passar pela substância e resultando em melhor opacidade.
Estabilidade química: os inorgânicos não aquecem facilmente, como resultado, são mais confiáveis em diversas aplicações.
Variedade de cor: apesar da opacidade, os inorgânicos possuem uma alta gama de cores.
Custo-benefício: as cores de pigmentos inorgânicos são mais econômicas que os orgânicos. Sobretudo, porque os processos necessários para obtê-los são comparativamente menores.
Aplicações do pigmento inorgânico
Quer conhecer a linha de pigmentos inorgânicos da Cimental Fermaflex? Acesse:https://www.cimental.com.br/grupo/pigmentos/.