Dia Mundial da Água: como o Spray Dryer ajuda na sustentabilidade 

A água é um recurso natural valioso para toda a vida no planeta. Por esse motivo, o Dia Mundial da Água tem extrema relevância por levantar pautas que são importantes para todos individualmente e coletivamente. Neste sentido, a indústria química desempenha um papel fundamental na preservação deste insumo, ao mesmo tempo que enfrenta desafios significativos relacionados ao uso excessivo de água em seus processos e à geração de efluentes que podem poluir os recursos hídricos.

De acordo com o último relatório liberado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os principais usos de água no Brasil foram a irrigação (50,5%), o abastecimento urbano (23,9%) e a indústria (9,4%), o restante dividido entre uso animal, termelétricas, rural e mineração. Com este cenário, a indústria química busca soluções e inovações para preservar este recurso.

A importância da água e os desafios da indústria química

Os processos industriais muitas vezes geram grandes volumes de efluentes líquidos, que podem conter substâncias nocivas e representar um sério risco para os ecossistemas aquáticos e para a saúde humana. Além disso, a água é essencial em diversos mercados e a química tem um papel na hora de criar soluções para diminuir este uso.

Por exemplo, ao pensar no mercado de construção civil, a Cimental Fermaflex oferece aditivos que diminuem a necessidade de água em algumas argamassas. Sempre com foco na performance e na sustentabilidade.

Secagem por atomização: uma alternativa sustentável

A secagem por atomização surge como uma solução promissora para os desafios enfrentados pela indústria química em relação ao uso da água e à geração de efluentes. Primeiramente, nesse processo, uma solução líquida é atomizada em pequenas gotas que são rapidamente secas em um ambiente quente, produzindo pós finos ou partículas granulares. 

Logo, uma das vantagens desse método é que ele não requer grandes volumes de água, já que a maior parte é evaporada durante a secagem. Além disso, como não há descarte de água residual, a secagem por atomização não gera efluentes líquidos, tornando-a uma opção altamente sustentável.

Ainda mais, todo o processo é voltado para a eficiência na utilização de recursos. A transformação em pó é feita em uma única etapa. Bem como reduz o peso e o volume do produto, o que diminui os custos de transporte, embalagens e armazenamento, o que pode levar a uma redução no consumo de materiais de embalagem e também na quantidade de resíduos gerados.

É possível pensar em eficiência no Dia Mundial da Água?

Empresas que adotam a secagem por atomização como parte de sua estratégia de produção estão colhendo os benefícios tanto em termos ambientais quanto econômicos. Além de reduzir o consumo de água e eliminar a geração de efluentes, essa abordagem também pode resultar em economia de energia e redução de custos operacionais. 

Por meio da inovação e da adoção de tecnologias sustentáveis, a indústria química pode desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos naturais e na proteção do meio ambiente.

Sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água tem como objetivo lembrar da importância de preservar esse recurso precioso para as gerações futuras. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disto, nesta data divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Quer saber mais sobre a secagem por atomização e como pode ajudar a tornar o mercado mais sustentável? Entre em contato.

× Fale com a nossa equipe de vendas