A indústria química desenvolve aditivos adaptados para aprimorar a formulação de diversos fluidos, em especialidades que cobrem desde o ramo alimentício ao industrial. Por exemplo, os espessantes, utilizado para aumentar a viscosidade de uma solução ou mistura, sem alterar suas propriedades.
Amplamente utilizados em tintas, cosméticos, produtos de limpeza e construção civil, os espessantes são essenciais para garantir consistência, estabilidade e eficácia dos produtos. Eles ajudam a suspender partículas, prevenir a sedimentação e melhorar a aplicação e textura dos produtos finais. Um exemplo comum são os espessantes aplicados em detergentes, que diminuem a tensão superficial da água, garantindo mais espuma e uma consistência melhor.
Os espessantes de celulose, como a hidroxietilcelulose (HEC), passaram a ser utilizados na indústria a partir das décadas de 1950 e 1960. Nesse período, a crescente demanda por produtos de alta performance e a necessidade de alternativas mais sustentáveis impulsionaram o desenvolvimento e a comercialização desses aditivos.
Espessantes Celulósicos: Hidroxietilcelulose (HEC)
Além da especialização em aditivos químicos diversos, com as mais variadas aplicações, a Cimental Fermaflex comercializa uma série a partir de celulose, revelando o compromisso ambiental da companhia.
O hidroxietilcelulose (HEC) é um celulósico conhecido por suas propriedades espessantes, estabilizantes, formadoras de filme e de controle de reologia. Solúvel em água, ele proporciona uma viscosidade consistente em uma ampla gama de produtos.
Na indústria de tintas e revestimentos — em especial, tintas latex, de interior e de exterior —, os espessantes são amplamente utilizados para melhorar a viscosidade e consistência das tintas, além de proporcionar uma aplicação suave e uniforme.
Nos cosméticos, por sua vez, como cremes hidratantes, loções corporais, xampus e condicionadores de cabelo, a proposta é, principalmente, melhorar o espessamento de produtos, criar uma camada protetora na pele ou no cabelo (formação de filme) e estabilizar a mistura ao manter a homogeneidade de emulsões.
Já na construção civil, é comum ver o hidroxietilcelulose ser aplicado em argamassas colantes e gessos, melhorando a trabalhabilidade, a retenção de água, a aplicação e a aderência dos revestimentos.Saiba mais sobre o aditivo: https://www.cimental.com.br/produto/cellosize-qp-100mh/