Como funcionam os agentes hidrofugantes nos cimentícios

Simples e eficazes, os agentes hidrofugantes são produtos químicos muito utilizados na construção civil. Conhecidos por prolongar a vida útil de materiais cimentícios, eles protegem as obras de intempéries causadas pela ação da água, atuando na impermeabilização de materiais cimentícios como concreto, argamassa e cerâmica.  

A interação com a água pode prejudicar uma construção de várias maneiras. Em contato direto com cimentícios desprotegidos, ela pode causar a desintegração do concreto, a corrosão do ferro da armadura ou até a formação de eflorescências — que é quando os sais solúveis dos cimentícios são dissolvidos pela água e transportados para a superfície desses materiais. Ao evaporar, a água deixa os sais depositados na superfície, formando manchas brancas, amareladas ou avermelhadas. 

Os agentes hidrofugantes são comumente utilizados para impermeabilizar as substâncias utilizadas em uma construção e evitar essas adversidades, já que eles criam uma barreira hidrofóbica na superfície dos materiais, impedindo que a água seja absorvida. Eles podem ser classificados em dois grupos principais: os penetrantes e os de superfície. 

Agentes hidrofugantes penetrantes 

Os agentes hidrofugantes penetrantes são produtos químicos que penetram nos poros do material, devido ao tamanho reduzido de suas moléculas. Uma vez dentro da substância, essas moléculas se espalham e se combinam, formando uma película interna que repele a água e impede que ela alcance a estrutura interna do material. 

Conhecida pela alta resistência, essa película pode durar anos e é capaz de repelir a água de todas as formas — da chuva à neve, umidade e água pressurizada. É o caso do Silicone GP SHP 50, da Cimental Fermaflex, por exemplo.

Agentes hidrofugantes de superfície 

Já os agentes hidrofugantes de superfície formam uma película restrita à superfície do material. Apesar de também impedir a penetração da água, são menos eficazes que os agentes penetrantes, já que a película hidrofóbica de superfície pode ser danificada por abrasão ou exposição a produtos químicos.  

Eles atuam por meio de um processo de adsorção, ou seja, a acumulação de moléculas de um fluido (o adsorvido) na superfície de um sólido (o adsorvente). Um exemplo claro desse mecanismo é o copo de água com gelo, em que o gelo adsorve a água do ar e faz com que a água congele mais rápido. 

Apesar das limitações, os agentes de superfície têm como benefício a fácil aplicação e o menor custo em relação ao agente de penetração. Veja a comparação a seguir: 

Característica Agentes hidrofugantes penetrantes Agentes hidrofugantes de superfície 
Mecanismo de ação Capilaridade Adsorção 
Eficácia Mais eficazes Menos eficazes 
Durabilidade Mais duráveis Menos duráveis 
Resistência Mais resistentes Menos resistentes 
Aplicação Mais difícil Mais fácil 
Custo Mais caros Mais baratos 

Além da classificação entre agentes penetrantes e de superfície, esses produtos químicos também podem ser divididos de acordo com o tipo de molécula em operação. Os tipos mais comuns são: 

  • Sílica: o mineral mais abundante na crosta terrestre, formado pelo dióxido de sílico. É um bom repelente de água devido à superfície rugosa que impede a adesão ao líquido; 
  • Siloxanes: compostos orgânicos de silício, oxigênio e hidrogênio com estrutura molecular hidrofóbica. Um exemplo de siloxane utilizado frequentemente como agente hidrofugante é o Silicone GP SHP 50, que é do tipo penetrante e comercializado em pó; e 
  • Fluoropolímeros: compostos orgânicos formados por de flúor, carbono e hidrogênio com estrutura molecular hidrófoba. 

Vale mencionar que a escolha do agente hidrofugante ideal depende diretamente da característica do material cimentício a ser protegido e das condições de exposição. Eles podem ser utilizados para proteger o concreto e a argamassa de infiltrações, proteger a cerâmica de manchas e desgastes e até para evitar a deterioração de pedras naturais e tijolos.

A aplicação costuma ser simples, em superfícies limpas e secas, podendo ser feita tanto por profissionais, quanto por usuários domésticos. Os agentes hidrofugantes estão disponíveis em forma de líquido, gel ou pasta.
  

Saiba mais: https://www.cimental.com.br/produto/silicone-gp-shp-50/  

× Fale com a nossa equipe de vendas