Preciso usar aditivo plastificante para argamassa? A Cimental Fermaflex responde!

Na construção civil, a eficiência dos materiais é um dos principais fatores para a produtividade e a durabilidade das edificações, por isso, torna-se imprescindível considerar todos os produtos que serão utilizados desde o início de uma obra. Nesse cenário, o uso de aditivos químicos plastificantes em argamassas representa uma solução técnica eficaz para a melhoria do desempenho reológico e da qualidade final do produto aplicado.

O que são aditivos plastificantes?

Plastificantes para argamassas são aditivos químicos hidrossolúveis, geralmente à base de derivados de lignossulfonatos, álcoois modificados ou policarboxilatos (em versões mais avançadas), cuja função principal é modificar a reologia da mistura cimentícia, reduzindo a tensão de cisalhamento sem aumentar o teor de água.

Essa propriedade os diferencia dos fluidificantes e superplastificantes, que possuem ação redutora de água mais agressiva, sendo mais comuns em concretos de alta performance.

Quando se deve utilizar o aditivo plastificante para argamassa?

“Os plastificantes são aditivos que aumentam a fluidez, reduzem a demanda de água e consequentemente contribuem para a resistência mecânica. Seu uso é recomendado para argamassas que exigem maior fluidez como, pisos autonivelantes, grautes, argamassas impermeabilizantes etc.”
Logo, não são todas as argamassas que precisam do aditivo plastificante, no entanto, para obter o melhor desempenho nos casos acima é fundamental adicionar esse produto que trará mais qualidade para a sua obra.

Saiba mais sobre plastificantes! 

Os aditivos plastificantes atuam sobre três pontos:

  • Redução do fator a/c (água/cimento): sem perda de trabalhabilidade, mantendo ou aumentando a resistência mecânica e reduzindo a porosidade.
  • Melhoria da aderência e coesão da mistura: evita a segregação de partículas e contribui para a uniformidade do revestimento.
  • Aumento do tempo em aberto e trabalhabilidade prolongada: essencial em climas quentes ou operações que demandam maior tempo de aplicação.

Conheça algumas normas técnicas para avaliar sobre o tema:

1. Redução do consumo de ligantes:

A melhora na consistência da argamassa permite reduzir a dosagem de cimento e cal, mantendo as propriedades exigidas pelas normas, como a NBR 13281 (Argamassa para assentamento e revestimento – Requisitos).

2. Maior resistência à compressão e aderência

Com menor teor de água, há uma significativa melhora na resistência à compressão (NBR 7215) e na aderência ao substrato (NBR 13528), especialmente em argamassas aplicadas mecanicamente. Importante ressaltar que para garantir essa melhorar resistência à compressão é necessário realizar todos os testes indicados na norma vigente.

3. Melhora na produtividade de obra

A argamassa plastificada é mais fácil de espalhar, requer menos esforço na aplicação e reduz falhas no revestimento, diminuindo retrabalhos e custos indiretos na parte de serviços.

4. Compatibilidade com diferentes tipos de argamassa

O aditivo pode ser formulado para aplicações específicas, como argamassas de:

  • Assentamento estrutural
  • Revestimento interno e externo
  • Aplicação em alvenarias com baixa absorção (ex: blocos de concreto celular autoclavado)

Cimental Fermaflex: linha de aditivos superplastificantes e plastificantes

A nossa empresa possui um portfólio de soluções completo para resolver com excelência qualquer desafio presente nos materiais da sua obra. Quando falamos de superplastificantes e plastificantes, você pode encontrar o Peramin CONPAC 149 S, o Peramin CONPAC 300 S e o Peramin SFM 10, como soluções perfeitas para cada desafio!

Conheça nossos produtos!